Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação

Autores/as

  • Fabiana da Costa Pereira Universidade Franciscana
  • Ivete Fossá Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p29-42

Palabras clave:

Pedagogia do oprimido, Pedagogia da autonomia, Pedagogia da comunicação, Educação para cidadania, comunicação transformadora

Resumen

Neste artigo, refletimos acerca das pedagogias propostas por Paulo Freire, na perspectiva da educação transformadora, que parte do contexto do educando para levá-lo ao ato do pensamento crítico que reflete sua realidade e o torna protagonista da transformação social, desenvolvendo sua cidadania. Para isso, a comunicação tem papel essencial, visto que retrata a realidade, através tanto da grande mídia quanto de outros meios que oportunizem o contato com diferentes pontos de vista. E é nessa perspectiva que identificamos a pedagogia da comunicação a partir do olhar de Mario Kaplún, que pensa a comunicação intrinsecamente relacionada com a educação proposta por Freire, em que a educação libertadora oportunizará um indivíduo consumidor e produtor de uma comunicação crítica no exercício pleno de cidadania.

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Biografía del autor/a

  • Fabiana da Costa Pereira, Universidade Franciscana

    Professora do Curso de Jornalismo na UFN. Doutora e mestre pela UFSM.

  • Ivete Fossá, Universidade Federal de Santa Maria

    Professora titular da UFSM, com estágio pós-doutoral junto ao Centro de Estudos da Argentina Rural da Universidade Nacional de Quilmes/Argentina, com bolsa Capes.

Referencias

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

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FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

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Publicado

2022-07-14

Número

Sección

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Cómo citar

Pereira, F. da C., & Fossá, I. (2022). Pedagogias de Paulo Freire: educando para a cidadania com protagonismo na comunicação. Comunicação & Educação, 26(2), 29-42. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p29-42