“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p64-81

Palabras clave:

Estudos de televisão, Ficção seriada, Gênero e sexualidade, Identidades, Educação sexual

Resumen

Educação sexual é um tema polêmico no cotidiano escolar brasileiro; entretanto, nota-se na produção audiovisual contemporânea o surgimento de narrativas que fomentam o olhar crítico do espectador sobre assuntos relacionados a gênero e sexualidade. Esse artigo tem como objetivo entender o modo como a ficção televisiva seriada pode motivar discussões em torno da educação sexual no cenário contemporâneo brasileiro, tendo como objeto de estudo a série Feras (2019), com enfoque no empoderamento feminino, e adotando a metodologia qualitativa e prioritariamente bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a representação na série não reforça os padrões e normas de gênero, mas valoriza as diferenças identitárias, enquanto identidades assertivas, que preconizam uma possível transformação sociocultural.

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Biografía del autor/a

  • João Paulo Hergesel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (Uniso). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens).

  • Geórgia de Mattos, Universidad de Sorocaba

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso). Mestra em Comunicação e Cultura (Uniso), bacharela em Jornalismo (Uniso) e licenciada em Letras: Português/Inglês (UniCesumar). Membro do grupo de pesquisa Mídia, Esporte e Lazer.

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Hergesel, J. P., & Mattos, G. de. (2023). “Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras. Comunicação & Educação, 28(2), 64-81. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p64-81