Formalismo russo em sala de aula: uma introdução à poesia

Autores/as

  • Carolina Duarte Damasceno Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i1p111-118

Palabras clave:

ensino de Literatura, leitura/ criação, poesia, formalismo russo.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apontar possíveis vínculos entre textos teóricos da Literatura e a prática em sala de aula, a partir de uma experiência bem‑sucedida com duas turmas de 8a série do Ensino Fundamental. Trata‑se de uma introdução à linguagem poética, feita a partir da teoria de Chklovski, importante nome do formalismo russo. Após apresentar aos alunos a noção de estranhamento, eles foram convidados a escolher um objeto comum e a retratá‑lo de forma singular em uma poesia. Essa atividade será apresentada e discutida, a fim de mostrar como a aproximação da realidade do aluno com o universo literário através da criação pode fazê‑lo vivenciar a Literatura de forma mais plena.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carolina Duarte Damasceno, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
    Doutoranda pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestra em Teoria Literária na mesma instituição.

Publicado

2010-04-30

Cómo citar

Damasceno, C. D. (2010). Formalismo russo em sala de aula: uma introdução à poesia. Comunicação & Educação, 15(1), 111-118. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i1p111-118