Gerando aprendizagem significativa: as metáforas na aprendizagem da contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p23-31Palavras-chave:
aprendizagem significativa, Ciências Contábeis, ensino-aprendizagem de contabilidade, metáforas.Resumo
Este trabalho aborda a importância das metáforas como geradoras de aprendizagem significativa e relata a opinião de alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis sobre as contribuições de tais recursos na aprendizagem de conteúdos contábeis. Apóia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa deAusubel e na literatura referente ao uso de analogias e metáforas no ensino. Faz uma breve explanação sobre o uso de metáforas no ensino e o seu papel como recurso cognitivo. Expõe ainda o estudo de caso realizado, por meio de questionário, com os acadêmicos dos 7o e 8o períodos do curso superior de Ciências Contábeis do Centro Universitário Newton Paiva, localizado em Belo Horizonte – Brasil. Os resultados apontam que, na opinião dos discentes, o uso de metáforas em sala de aula contribui para gerar a aprendizagem significativa dos conteúdos contábeis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.