Rumo ao ensino de outro modelo de jornalismo
uma proposta de inovação educativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p82-94Palavras-chave:
ensino do jornalismo, inovação educativa, modelos de jornalismo, metapesquisa em comunicaçãoResumo
É possível ensinar e pensar no Jornalismo mais além dos espaços e róis tradicionais (meio de comunicação, organizações públicas e empresas)? Com esta pergunta como eixo, neste texto apresentamos a experiência do projeto Cuvic da Escola de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, lugar que, através do voluntariado vincula os seus estudantes aos estabelecimentos escolares, e organizações do terceiro setor para a implementação de projetos comunicacionais e jornalísticos. Por meio de comunicação de entrevistas, observamos que os e as estudantes participantes identificam no Cuvic uma proposta de Jornalismo não hegemônica, e o serviço da cidadania e do desenvolvimento social, territorial e comunitário.
Downloads
Referências
BATLE, Roser. Aprendizaje-servicio y entidades sociales: acción comunitaria. Aula de Innovación Educativa, Barcelona, n. 192, p. 66-68, 2010.
CYTRYNBLUM, Alicia. Periodismo social: una nueva disciplina. Buenos Aires: La Crujía, 2009.
FLECHA, José Ramón; PADRÓS, María; PUIGDELLÍVOL, Ignasi. Comunidades de aprendizaje: transformar la organización escolar al servicio de la comunidad. Organización y Gestión Educativa: revista del Fórum Europeo de Administradores de la Educación, Bilbao, v. 11, n. 5, p. 4-8, 2003.
GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. The discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research. New Brunswick: Aldine Transaction, 2006.
JEREZ, Ariel; REVILLA BLANCO, Marisa. El tercer sector: una revisión introductoria a un concepto polémico. Sociedade em Debate, Pelotas, v. 4, n. 2, p. 3-22, 1998. Disponible en: http://eprints.ucm.es/39795/1/EL%20TERCER%20SECTOR_%20una%20revision%20introductoria%20a%20un%20concepto.pdf. Acceso en: 3 marzo 2018.
MARTA, Elena; MARZANA, Daniela. El voluntariado: contexto de aprendizaje de ciudadanía y derechos. Revista Digital Universitaria, Ciudad de México, v. 11, n. 7, p. 3-11, 2010. Disponible en: http://www.revista.unam.mx/vol.11/num7/art66/art66.pdf. Acceso en: 3 marzo 2018.
MARTÍNEZ-ODRÍA, Arantzazu. Centro educativo y formación para el voluntariado. Coordinación posible. Estudios sobre Educación, Navarra, v. 3, p. 121-131, 2002. Disponible en: https://www.unav.edu/publicaciones/revistas/index.php/estudios-sobre-educacion/article/view/25653. Acceso en: 13 jul. 2018.
MELLADO, Claudia; SCHERMAN, Andrés (org.). Estudiantes de Periodismo en Chile: percepción sobre la profesión, su futuro laboral y el desempeño de los medios. Valparaíso: Pontificia Universidad Católica de Valparaíso; Santiago: Universidad Diego Portales, 2015. Disponible en: http://periodismoucv.cl/wp-content/uploads/2015/08/Informe-FINAL_Estudiantes-de-Periodismo-en-Chile.pdf. Acceso en: 15 marzo 2017.
MESO, Koldobika. Periodismo ciudadano: voces paralelas a la profesión periodística. Chasqui, Quito, n. 90, p. 4-13, 2005. Disponible en: http://www.revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/234/242. Acceso en: 15 marzo 2017.
MIRALLES, Ana María. El periodismo como ciencia social. Comunicación, Medellín, n. 27, p. 53-62, 2016. Disponible en: https://revistas.upb.edu.co/index.php/comunicacion/article/view/6250. Acceso en: 13 mayo 2018.
RODRÍGUEZ GALLEGO, Margarita. El aprendizaje-servicio como estrategia metodológica en la universidad. Revista Complutense de Educación, Madrid, v. 25 n. 1, p. 95-113, 2014. Disponible en: http://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/41157. Acceso en: 13 mayo 2018.
SANTOS-SAINZ, María. Los imaginarios de los futuros periodistas en Francia. Revista Latina de Comunicación, Tenerife, n. 68, p. 145-166, 2013. Disponible en: http://www.revistalatinacs.org/068/paper/972_Bordeaux/06_Santos.html. Acceso en: 13 marzo 2017.
SHOEMAKER, Pamela; REESE, Stephen. Mediating the message in the 21st century: a media sociology perspective. New York: Routledge, 2013.
VASSALLO DE LOPES, María Inmacolata. Reflexiones sobre el estatuto disciplinario del campo de la comunicación. In: VASSALLO DE LOPES, María Inmacolata; FUENTES NAVARRO, Raúl (ed.). Comunicación: campo y objeto de estudio: perspectivas reflexivas Latinoamericanas. Tlaquepaque: Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, 2010. p. 43-58.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.