Estratégias para experiências significativas no ensino de criação publicitária

Autores

  • Rudinei Kopp Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Fábio Hansen Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p42-56

Palavras-chave:

Publicidade, Ensino, Criatividade, Traballho docente, Formação publicitária

Resumo

Este artigo é uma fração da investigação longitudinal intitulada O Ensino de Criação Publicitária realizada pelo grupo de pesquisa Inovação no Ensino de Publicidade. Nele refletimos sobre outros modos de ensinar, tomando a sala de aula como campo de observação. Para tanto, analisamos uma experiência significativa na disciplina de Direção de Arte II da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc): criação de embalagens e peças promocionais à Feira Pedagógica da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O material foi produzido e disponibilizado durante a Semana dos Produtos Orgânicos da EFASC, em 2016. A situação acompanhada e monitorada se revelou significativa porque a ação criativa do professor, planejando cuidadosamente a atividade, gerou um exercício desafiador favorável à prática criativa. Igualmente, a criação de mecanismos de recompensa estimulou a inserção estudantil em práticas sociais, potencializando experiências vividas em outras situações de aprendizagem. Desse modo, o ensino baseado em projetos beneficiou a integração entre os conteúdos programáticos com problemas vivenciados por comunidades, trazendo sentido para a experiência de aprender criatividade.

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Biografia do Autor

  • Rudinei Kopp, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Professor no Departamento de Comunicação Social da Uuniversidade de Santa Cruz do Sul desde 1999. Doutor em Comunicação Social pela PUCRS. Autor dos livros “Design gráfico cambiante”; “Quando o futuro morreu”; “Rio dos dias”; “Oto e Isac” “Contraforte”.

  • Fábio Hansen, Universidade Federal do Paraná

    Publicitário, Doutor em Letras pela UFRGS. Professor no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM UFPR) na linha de pesquisa Comunicação, Educação e Formações Socioculturais. Autor do livro (In)verdades sobre os profissionais de criação: poder, desejo, imaginação e autoria. Pesquisador nos Grupos de Pesquisa certificados no CNPq: Ensino Superior de Publicidade e Propaganda e Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Estratégias para experiências significativas no ensino de criação publicitária. (2020). Comunicação & Educação, 25(1), 42-56. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p42-56