Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i15p45-54Palavras-chave:
linguagem teatral, jogos teatrais, cultura, provérbio, mundo árabe, MarrocosResumo
Esta é uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela autora como coordenadora de uma pesquisa-ação com oficinas de jogos e práticas teatrais, com estudantes universitários marroquinos, na cidade de Tetuán. O trabalho tem por objetivo demonstrar a conveniência da experimentação e avaliação de práticas teatrais que articulam jogos e textos narrativos, e como eles resultam positivamente na formação de alunos e professores. A pesquisa-ação considerou o ambiente cultural do mundo árabe e procurou a articulação das práticas e jogos teatrais com a tradição cultural dos provérbios, levando os grupos de alunos a apropriarem-se do texto e estabelecerem relações significativas com ele e a partir dele. O resultado mostrou a conveniência da linguagem teatral na formação dos estudantes, mas também demonstrou como a linguagem teatral é importante para o respeito e o intercâmbio cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.