Criando laços: a gestão da comunicação e da educação em instituições de ensino privadas

Autores/as

  • Leda Márcia Arashiro Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i2p77-91

Palabras clave:

Educomunicação, Gestão da Comunicação, Educação, Memória.

Resumen

Os processos de comunicação estão presentes em todas as organizações.Nas instituições de ensino, em particular, eles deveriam ser fluentes, dialógicos e integrados, e seu planejamento deveria ser complementar à proposta pedagógica, pois processos adequados de comunicação em ambientes educacionais refletem uma melhor organização das atividades, com conseqüente progresso no aproveitamento dos alunos. Porém, constatamos que, em geral, as instituições de ensino, especialmente as privadas, tendem a ter processos de comunicação hierarquizados, que dificultam que o processo flua entre departamentos, funcionários, docentes, alunos e seus familiares. A interação entre a Comunicação Social e a Educação pode criar propostas de trabalho que propiciem a implementação de processos de comunicação saudáveis e que visualizem a comunicação de forma abrangente. Uma destas propostas é a organização de um memorial escolar como ponto de partida para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo na escola.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leda Márcia Arashiro, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

    Especialista em Gestão da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Publicado

2008-08-30

Cómo citar

Arashiro, L. M. (2008). Criando laços: a gestão da comunicação e da educação em instituições de ensino privadas. Comunicação & Educação, 13(2), 77-91. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i2p77-91