Imagem e etnografia: a busca constante do outro

Autores/as

  • Maria Cristina Castilho Costa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i1p27-34

Palabras clave:

identidade, alteridade, etnografia, imagem, modernidade.

Resumen

O texto trata da expansão do europeu pelo mundo a partir da Modernidade e do desenvolvimento das ciências, da tecnologia e das comunicações, para a exploração do distante e do diferente.
Mostra como os cientistas sociais desenvolveram um método importante de ver e descrever o outro – a etnografia –, capaz
de aproximar pesquisador e objeto de pesquisa, desvendando‑os mutuamente. Analisa como a imagem passou a fazer parte desse método de conhecimento e a importância que ela adquire, na atualidade, nas formas contemporâneas de nos relacionarmos e conhecermos o outro.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Cristina Castilho Costa, Universidade de São Paulo
    Doutora em Ciências Sociais pela FFLCH‑USP, livre‑docente em Ciências da Comunicação pela ECA‑USP, bolsista de produtividade pelo CNPq e autora do livro Educação, imagem e mídias, da Editora Cortez.

Publicado

2010-04-30

Cómo citar

Costa, M. C. C. (2010). Imagem e etnografia: a busca constante do outro. Comunicação & Educação, 15(1), 27-34. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i1p27-34