n. 27 (2021): Dossiê n. 27: Os desafios em face da pandemia

Capa da Revista Crioula em que há o desenho de uma mulher negra de perfil

A Comissão Organizadora do XX Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, composta por Luca Fazzini (USP/FAPESP), Paulo Motta (USP), Rejane Vecchia (USP) e Tânia Macêdo (USP), evento anual de participação requerida aos pós-graduandos e às pós-graduandas deste PPG, em sua última edição (24, 25 e 26 de novembro de 2021) convocou os discentes a um desafio: a elaboração de comunicações que relacionassem, de alguma forma, suas pesquisas acadêmicas em curso ao tema Os desafios em face da pandemia.

A chamada trazia o convite à reflexão acerca dos desafios gerados pela pandemia e seus impactos na vida intelectual. Segundo os organizadores, se a rede mundial de computadores propiciou soluções para os encontros, também inundou os dispositivos com cursos online, podcasts e conversas por aplicativos de reunião. O medo, o cansaço e as desigualdades geradas pela pandemia muitas vezes levaram à paralisia das pesquisas, mas, em sentido contrário, também propiciaram a procura virtual por bibliografia mais recente e em outras línguas que não o português, além do acesso a debates em várias partes do mundo.

O XX Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa procurou debater essas questões principalmente no universo da crítica e do estudo comparatista das literaturas e culturas em português. Dessa forma, questões como a discussão da bibliografia oriunda das recentes publicações online, as novas percepções da produção literária em português no contexto mundial e o impacto das novas tecnologias no fazer artístico e na crítica literária foram bem acolhidas como propostas de comunicação pelo Encontro.

 

Além disso, pensando na diversidade das pesquisas desenvolvidas pelos discentes do programa, no evento também foram acolhidas comunicações relacionadas aos seguintes eixos temáticos:

O século XXI e a literatura dos outros séculos: efemérides e memórias

Literatura, cultura e política

Escrita e novas mídias

A escrita de si em tempo de isolamento

Literatura e outras artes

Literatura para crianças e jovens

Literatura, educação e ensino

 

O Dossiê de número 27 da Revista Crioula recebeu contribuições inéditas de artigos ou ensaios decorrentes das apresentações de discentes no evento.

Publicado: 2021-07-16

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Guilherme Alves Jordão, Juliana Kohari da Silva, Lucas Breda Magalhães, Luiza Helena Damiani Aguilar, Oluwa Seyi Salles Bento, Vitória Ellen Oliveira da Cruz
    8-13

Poesia, Contos e outras Prosas