Confiança política e qualidade da democracia: um debate teórico sobre o desempenho institucional
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar se há relação entre a confiança política e a qualidade da democracia a partir do debate teórico dos modelos de desempenho institucional mobilizados pelas literaturas. Para alcançar tal objetivo, conceituamos a confiança política e os elementos que orientam o nível de apoio político expresso pelos cidadãos. Em seguida, nos dedicamos às dimensões específicas da qualidade da democracia a fim de debater o que torna o desempenho de instituições, como o Congresso Nacional e o Poder Judiciário, bom ou ruim. Ensaiamos uma aproximação teórica entre as literaturas, considerando algumas particularidades da experiência brasileira. Supomos que a relação entre a confiança política e a qualidade da democracia repousa na semelhança entre as versões do desempenho institucional que são preferíveis em um regime democrático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.