• Português
  • English
Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

A formação de uma sociologia digital

Transformações sociais trazidas pela digitalização do mundo

Artigo publicado na revista Plural chama a atenção para as questões sociológicas trazidas pela tecnologia e que estão modificando o modo como vivenciamos o mundo.

Nas últimas décadas, as mudanças tecnológicas transformaram o modo como conhecemos e o modo como nos relacionamos. Desenvolvimentos tecnológicos em três áreas principais devem ser especialmente considerados: a criação e a expansão de redes e tecnologias de telecomunicações; o domínio da eletrônica, que possibilitou a construção de dispositivos computacionais; e a criação de protocolos e aplicações da internet. A relação entre esses desenvolvimentos tecnológicos é central para entender a dinâmica de transformações na sociedade trazidas pela normalização de tecnologias digitais.

O primeiro ponto diz respeito à infraestrutura, ou materialidade, da expansão das telecomunicações. O segundo ponto é o rápido desenvolvimento tecnológico nas áreas de eletrônica e computação, que altera a própria forma de registro de informações. O terceiro ponto diz respeito à combinação de inovações nas áreas de conectividade e computação, que possibilitaram a criação, o desenvolvimento e a consolidação de redes entre tecnologias digitais (a internet), concomitantemente à multiplicação das regulações e dos protocolos de comunicação da internet.

Tais transformações impactaram de tal modo nossas vidas, que os autores afirmam que atualmente, não é mais possível pensar o universo digital como um espaço separado de nossa realidade material; as duas dimensões estão/tornaram-se bastante imbricadas.

E a sociologia, como fica? Uma sociologia desse mundo digital tem, como sua própria ideia pressupõe, exigências próprias e específicas, e repousa, de modo mais ou menos explícito, conforme é formulada, na percepção — ou no pressuposto, ou na tese — de que essa sociedade que ela pretende observar, escrever e analisar é uma sociedade na qual o digital ocupa uma posição chave e decisiva, a ponto de oferecer o seu qualificativo. Não uma sociedade e ponto; não uma sociedade qualquer; mas, precisamente: “sociedade digital”.

Confira o artigo completo disponível no Portal de Revistas USP:

Cordeiro, V. D. ., Gomes, L. P. S. ., & Waizbort , L. G. P. . (2023). A formação da sociologia digital: emergência de uma nova especialidade na sociologia ou um campo para repensar a própria sociologia?. Plural30(01), 5-22. URL: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/211387 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2023.211387

Sobre a revista Plural

Plural – Revista de Ciências Sociais é uma publicação acadêmica eletrônica semestral, coordenada e editada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Recebe, em caráter de fluxo contínuo, artigos/ensaios, resenhas, entrevistas e traduções de diversas linhas de pesquisa da sociologia em específico e das ciências sociais de modo geral, o que assegura seu caráter interdisciplinar e sempre em sintonia com as novas searas da produção científica nacional e internacional. 

https://www.revistas.usp.br/plural

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais