Desenvolvimento de um protocolo para avaliação de pacientes com úlceras de pressão através da telemedicina e imagens digitais

Autores

  • Tamara Rodrigues Pato Associação de Reabilitação da Criança Deficiente
  • Cristianne Akie Kavamoto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Marcelo Riberto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina https://orcid.org/0000-0001-9549-8830
  • Andréa Thomaz Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Verônica Magalhães Raimundo Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Kátia Lina Myahara Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Elizabete Tsubomi Saito Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Patricia Canteruccio Pontes Vianna Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Marcelo Alves Mourão Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Ana Cristina Ferreira Garcia Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo
  • Anita Weigand Castro Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Daniel Rubio Souza Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Maurício Pedreira Paixão Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Chao Lung Wen Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Linamara Rizzo Batistella Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina https://orcid.org/0000-0001-5275-0733

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v14i4a102863

Palavras-chave:

Traumatismos da Medula Espinal, Úlcera de Pressão, Diagnóstico por Imagem, Telemedicina

Resumo

As úlceras de pressão são complicações freqüentes em pacientes com lesão medular. Estas precisam de um diagnóstico precoce e um acompanhamento rigoroso para que não evoluam para um quadro mais grave e para não retardar o processo de reabilitação. Infelizmente, não é sempre que o paciente consegue acesso a um centro especializado no tratamento de feridas e, por isso, a telemedicina pode ser útil nesses casos. Objetivo: Avaliar a eficácia de um protocolo de avaliação de úlceras de pressão através de fotografias digitais. Métodos: Selecionamos 15 pacientes, totalizando 33 úlceras. Os pacientes foram avaliados por 2 médicos fisiatras presenciais, separadamente, que no momento do exame, preencheram a primeira parte do protocolo (dados clínicos do paciente) e tiraram as fotografias. Estas foram encaminhadas aos médicos fisiatras à distância, que avaliaram as feridas através das fotos e dos dados enviados pelo médico presencial. Comparamos as semelhanças e diferenças das avaliações entre os dois médicos presenciais, entre presencial e a distancia e entre os dois médicos à distância nos quesitos grau, necrose, infecção, fístula, secreção, aspecto da borda e do fundo e conduta. A Análise estatística se baseou nos cálculos de Kappa, intervalo de confiança e P valor. Resultados: Encontramos os maiores valores de Kappa quando comparamos as avaliações presenciais. Para necrose, grau e infecção, os kappas Avaliação Presencial (P) x Avaliação à distância (D) foram substantial e moderate. No item conduta, o Kappa variou de fraco a almost perfect. Nas avaliações das bordas, fundo, secreção e fístula foram encontradas divergências. Conclusão: O protocolo é eficaz para avaliar necrose, grau e infecção das úlceras. Existe dificuldade no uso do método para avaliar o aspecto de borda, fundo, secreção e fístula. Houve maior satisfação com o método para úlceras de pressão grau I e II.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Costa MP, Sakae EK, Duarte GG, Ferreira MC. Ulceras de pressao. In: Greve DMJ, Casalis MEP, Barros Filho TEP. Diagnóstico e tratamento da lesao da medula espinal. Sao Paulo: Roca; 2001. p.329-65.

O' Connor KC, Kirshblum SC. Ulceras de pressao. In: Delisa JA. Tratado de Medicina de Reabilitaçao. 3 ed. Barueri: Manole; 2002. p.1113-28.

Cuddigan J, Berlowitz DR, Ayello EA. Pressure ulcers in America: prevalence, incidence, and implications for the future. An executive summary of the National Pressure Ulcer Advisory Panel monograph. Adv Skin Wound Care. 2001;14(4):208-15.

Miot HA, Silveira P, Rocha M, Chao LW. Acurácia diagnóstica da fotografia dermatológica digital em teledermatologia. In: VI Reuniao Anual dos Dermatologistas do Estado de Sao Paulo (RADESP); 2001 Dez 6-8; Campos de Jordao. Disponível em: http://www.sbd-sp.org.br/radesp/posteres.htm

Maglogiannis I. Design and implementation of a calibrated store and forward imaging system for teledermatology. J Med Syst. 2004;28(5):455-67.

Landis JR, Koch GG. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics. 1977;33(1):159-74.

Publicado

2007-12-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Pato TR, Kavamoto CA, Riberto M, Thomaz A, Raimundo VM, Myahara KL, et al. Desenvolvimento de um protocolo para avaliação de pacientes com úlceras de pressão através da telemedicina e imagens digitais. Acta Fisiátr. [Internet]. 9º de dezembro de 2007 [citado 30º de abril de 2024];14(4):204-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/102863