Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84

Palavras-chave:

BNCC, Educomunicação, Protagonismo juvenil, Histórias em Quadrinhos

Resumo

A recente implementação de uma Base Nacional Comum Curricular trouxe diversas mudanças na prática pedagógica e organização curricular, a exemplo dos itinerários formativos, que em São Paulo são caracterizados principalmente pelas disciplinas eletivas. Com isso, crianças e adolescentes passam a ter a opção de escolher qual disciplina irão estudar, segundo seus próprios interesses e demandas sociais. A fim de promover o protagonismo juvenil diante do contexto midiático e suas problemáticas, desenvolveu-se, em 2018, a disciplina Filosofando em Quadrinhos, que permitiu a produção autoral de HQs pelos alunos de modo crítico, responsável e consciente. Em vista disso, este trabalho tem o objetivo de analisar possíveis práticas educomunicativas por meio das eletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Raphael Vicente, Universidade de São Paulo

Professor de filosofia na rede pública e privada. Graduado em Filosofia pela Universidade Camilo Castelo Branco. Pós-graduado em Ética, valores e cidadania na escola pela USP.

Gelson Vanderlei Weschenfelder, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Educação pela Unilasalle. Graduado em Filosofia pela Unisinos. Faz estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale.

Referências

VERGUEIRO, Waldomiro. O uso das HQs no ensino. In: BARBOSA, Alexandre; RAMOS, Paulo; VIELA, Túlio; VERGUEIRO, Waldomiro. (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 89-115.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

INOVA Educação: eletivas ampliam possibilidades de escolha dos alunos. Portal do Governo, São Paulo, 17 mai. 2019. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/educacao/inova-educacao-eletivas-ampliam-possibilidades-de-escolha-dos-alunos/. Acesso em: 20 jul. 2020.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Diretrizes do Programa de Ensino Integral. São Paulo: Secretaria da Educação, 2014. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020

SOARES, Ismar de Oliveira. A articulação entre educomunicadores e mídia-educadores: no contexto da reforma curricular do ensino básico (BNCC), no Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA, 2., 2017, Juiz de Fora. Anais […]. Juiz de Fora: UFJF, 2017. p. 17-31.

SOARES, Ismar de Oliveira. A educomunicação na segunda versão da BNCC: caminhos para uma alfabetização midiática e informacional integrada ao currículo. In: SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir E.; XAVIER, Jurema B. (org.). Educomunicação e alfabetização midiática: conceitos, práticas e interlocuções. São Paulo. ABPEducom, 2016. p. 35-49.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, paradigma indispensável à renovação curricular no ensino básico no Brasil. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 7-24, 2018a.

SOARES, Ismar de Oliveira. Inovação na gestão e nas práticas pedagógicas: a contribuição da educomunicação para a renovação da base curricular nacional. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 7., 2018, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: UFSC, 2018b.

VIANA, Claudemir Edson. A educomunicação possível: práticas e teorias da educomunicação revistas por meio de sua práxis. In: SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo multicultural. São Paulo: ABPEducom, 2017. p. 925-942.

WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei. Filosofando com os super-heróis. Porto Alegre: Mediação, 2011.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Como Citar

Vicente, L. R., & Weschenfelder, G. V. (2022). Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: . Comunicação & Educação, 27(1), 73-84. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84