A postura educativa de O Tico-Tico: uma análise da primeira revista brasileira de histórias em quadrinhos

Autores/as

  • Waldomiro Vergueiro Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Roberto Elísio dos Santos Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i2p23-34

Palabras clave:

Histórias em quadrinhos, Publicações brasileiras, Revistas educativas.

Resumen

Este trabalho discute a produção da revista O Tico-Tico, publicação de quadrinhos de mais longa duração no Brasil. A revista, que teria completado 100 anos em outubro de 2005, caracterizou-se por uma postura didático-pedagógica e pela disseminação de produtos quadrinhísticos genuinamente nacionais, dando  oportunidade para a atuação de dezenas de desenhistas brasileiros e propiciando o aparecimento de diversos personagens de histórias em quadrinhos. Na década de 1960, desgastada pelo tempo e sofrendo a concorrência da televisão, a revista encerrou suas atividades, ficando na lembrança de seus leitores por sua abnegação a um modelo de educação para a infância que privilegiava o civismo, os bons costumes e a religiosidade.

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Biografía del autor/a

  • Waldomiro Vergueiro, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

    Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo –ECA/USP, Coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos.

  • Roberto Elísio dos Santos, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP
    Jornalista, com pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP e pesquisador do Núcleo de Estudos da Comunicação e Inovação

Publicado

2008-08-30

Cómo citar

Vergueiro, W., & Santos, R. E. dos. (2008). A postura educativa de O Tico-Tico: uma análise da primeira revista brasileira de histórias em quadrinhos. Comunicação & Educação, 13(2), 23-34. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i2p23-34