Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício

Autores

  • Francisco de Assis Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p212-224

Palavras-chave:

Diversidades, Leitura crítica, Pedagogia dos afetos, Dialogia, Emancipação

Resumo

O artigo relata uma experiência didática denominada “Literaturas das Diversidades”. Apoiados nos pressupostos de Paulo Freire e de Cremilda Medina, que nos estimularam a adotar o afeto como elemento pedagógico fundamental, propusemos a estudantes de comunicação e de áreas afins uma atividade de leitura crítica de obras que versam sobre o amplo conjunto das diversidades, compreendendo todo e qualquer grupo minorizado e sub-representado. O trabalho se mostrou criativo porque não se resumiu a análises individuais dos livros escolhidos, mas incorporou a partilha das percepções entre colegas, momento em que, dialogicamente, puderam exercer lugares de fala e de escuta. Entendemos tal proposta como apreciação bivalente, isto é, do texto e da própria existência – e/ou da existência de outrem –, combinados como forma de repensar a situação de quem é historicamente lançado à margem do mundo social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco de Assis, Faculdade Cásper Líbero

    Doutor em Comunicação Social. Em estágio de pós-doutoramento junto à Faculdade Cásper Líbero, com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/Capes). Coeditor da Revista Líbero.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

BACCEGA, Maria Aparecida. O estereótipo e as diversidades. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 13, p. 7-14, 1998.

BIROLI, Flávia. A reação contra o gênero e a democracia. Nueva Sociedad, Buenos Aires, n. especial 2019, p. 76-87, 2019.

BOSI, Ecléa. Entre a opinião e o estereótipo. Novos Estudos, São Paulo, n. 32, p. 111-118, 1992.

DIVERSIDADE. Intérprete e compositor: Lenine. In: LENINE.doc – Trilhas. Intérprete: Lenini. Rio de Janeiro: Casa 9, 2010. 1 CD, faixa 10.

FRAGA, Aline Mendonça; COLOMBY, Renato Koch; GEMELI, Catia Eli; PRESTES, Vanessa Amaral. As diversidades da diversidade: revisão sistemática da produção científica brasileira sobre diversidade na administração (2001-2019). Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 1-19, 2022.

FRANÇA, Michael. Ações afirmativas e o valor da diversidade são contestados nos EUA. Folha de S.Paulo, 31 out. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/michael-franca/2022/10/acoes-afirmativas-e-o-valor-da-diversidade-sao-contestados-nos-eua.shtml. Acesso em: 2 nov. 2022.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 85. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

MEDINA, Cremilda. O signo da relação: comunicação e pedagogia dos afetos. São Paulo: Paulus, 2006.

MEDINA, Cremilda. A arte de tecer afetos: signo da relação 2 – cotidianos. São Paulo: Casa da Serra, 2018.

MORAES, Fabiana. Homens gays e misoginia: chega de ignorarmos esse problema. Intercept Brasil, 2 ago. 2023. Disponível em: https://www.intercept.com.br/2023/08/02/homens-gays-nao-da-mais-para-ignorarmos-misoginia-entre-eles/. Acesso em: 2 ago. 2023.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Jandaíra, 2021.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SANTOS, Jefferson da Silva; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. As relações teórico-metodológicas entre Freire e Dussel e suas contribuições para uma práxis axiológico-transformadora. Pro-Posições, Campinas, v. 33, p. 1-27, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Assis, F. de. (2023). Afeto, diálogo e crítica em leituras sobre as diversidades: relato de um exercício. Comunicação & Educação, 28(2), 212-224. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p212-224